
© DOROTA KOWALCZYK
2025 B&W EDITION
Júri B&W 2025
Armineh Hovanesian
Armineh Hovanesian, nasceu em Paris, foi criada em Teerão e Boston, com pouco mais de dois anos de hiato em Lisboa, Armineh é uma fotógrafa que agora vive em Los Angeles, capturando momentos da vida desde 2009. Ela é uma das primeiras integrantes do movimento da iphoneografia. Não teve formação profissional e é autodidata, mas a sua visão tem sido a força motriz por trás das suas criações. As suas armas de eleição são as câmaras iPhone, Nikon F3/T, Sony ILCE-5000 e Minolta XD11. Obteve vários prémios de fotografia e participou em várias exposições com os seus trabalhos.
Emir Bozkurt
Nelson Marmelo
Nelson Marmelo é médico especialista / Imagiologia Médica, (Ex-Assistant Étranger des Hôpitaux de Paris). Dedica-se há muito à fotografia e artes visuais. Tem o master em fotografia artística pelo IPCI e frequentou workshops com Juan Fontcuberta, Alberto Garcia-Alix, Javier Vallonrat e David Jiménez. Expôs individualmente no Porto, Paris e Arles (Voies Off) e participou em várias exposições coletivas. Participou nas 3ª e 4ª Bienal Internacional de Arte Gaia e na Bienal d’ArtVEZ e ainda na Involuntary Mexico (CDMX,México) e na Wall Community (Hungria). É fundador e Diretor Artístico do Festival Diafragma, Covilhã | International Photo Festival.
Marco Prado
Marco Prado é um fotógrafo autodidata, impulsionado pelo desejo de capturar imagens com sentimento. Com formação em design industrial, trabalhou em comércio internacional. Mais tarde, explorou novos caminhos na terapia mente-corpo, combinando profundidade emocional com narrativa visual. Atraído pelas viagens e pela fotografia de rua no início dos anos 2000, explorou a fotografia mobile recorrendo aplicações para apurar a textura, a cor e o significado. A evolução do seu trabalho leva-o a transformar cenas de rua em peças intuitivas e complexas que refletem a complexidade da experiência humana. Tem recebido vários prémios, tendo sido vencedor do MIRA Mobile Prize 2023.
Sukru Omur
SUKRU MEHMET OMUR é um cirurgião otorrinolaringologista que atualmente trabalha a tempo inteiro como fotógrafo mobile e artista. Escreve, também, sobre fotografia e vinho. Originário da Turquia, vive em Paris. Formou-se na escola de imagem CE3P em Paris e, até hoje, o seu trabalho de fotografia mobile foi apresentado em Paris, Indianápolis, Florença e Istambul. Mehmet gere vários grupos e páginas de arte e fotografia mobile nas redes sociais. Entre outras opublicações publicou em 2018 um livro dedicado à fotografia com recurso a um iPhone foi publicado em 2018. Já ganhou vários prémios de fotografia mobile, como, por exemplo, o IPPA, MPA e o MIRA Mobile Prize.