© Diana Nicholette Jeon AI

Júri 2022

ANDREA BIGIARINI

Andrea Bigiarini vive em Florença, Itália, onde nasceu em 1956. Desde criança desenvolveu um fascínio pela pintura, design gráfico, música e fotografia.

Em 2012, fundou o “The New Era Museum”, o primeiro museu dedicado à fotografia mobile como ferramenta de aperfeiçoamento da realidade e de construção de uma nova era.

É também fundador e presidente da FIPA – Florence InternationalPhotographyAwards. O seu último projeto chama-se ImpossibleHumans. Além disso, Bigiarini é curador em várias fotogalerias como na ImpossibleHumans e TheMostWantedVisionariesCatalog. Organizou, em edifícios icónicos de Florença e Roma, experiências expositivas imersivas contando com a performance musical de Marco Testoni.

https://www.andreabigiarini.com

GIULIA BAITA

Giulia Baita é licenciada em História da Arte, é professora e artista. De 2015 a 2019 participou em inúmeras exposições internacionais como “Light Impression” (Miami), “MIRA Mobile Prize” (Porto), “mDAC 2017” (Palo Alto).

Alguns dos seus vídeos (utilizando o iPhone) foram selecionados por festivais como MoMo Festival, International Mobile Film Festival, Woman’s Mobile Film Festival, Los Angeles Film Festival. Em 2016 colaborou com o compositor de jazz Marco Testoni na criação de três videoclipes para os projetos “Impossible Humans” e “Ah!”.

Em 2017 fundou o MAG Mobile ArtGroup, um grupo de artistas que visa promover a Mobile Art como uma forma de arte contemporânea.

Colaborou com a revista “ONLY Mobile Art” (NYC). Tem participado em júris de vários concursos MIRA Mobile Prize (Porto); MDAC 2021 (Palo Alto, Califórnia), e Mobgraphia (Brasil). Em 2018, organizou a sua primeira exposição como curadora em Cagliari (Itália), onde apresentou artistas mobile de todo o mundo. Seguiram-se mais três em Sardenha e Milão.

Entretanto tem desenvolvido a sua prática artística em exposições individuais e coletivas: “Talk with me” em Gênova (2021) na “Bienal de Arte Contemporânea de Florença”. Expôs em 2021 e 2022 em Milão e Fuerteventura. Em 2022 participou da exposição “Roots” em NYC na Arte Azulejo Gallery e em Milão na MAEC Gallery com a exposição “I have a dream”.

JOANNE CARTER

Joanne Carter é criadora do site de arte e fotografia mobile mais popular do mundo — TheAppWhisperer.com : um ciberespaço essencial para artistas mobile.

A promoção de artistas mobile e da forma de arte como meio principal no mundo da arte de hoje tornou-se o foco de sua vida. Fez conferências para promover a fotografia mobile e os seus artistas, entre outros, no Museu de Arte de Seul, Coreia do Sul e no Focus on Imaging no Reino Unido. Tem participado como júri em concursos de diversos países: Portugal, Canadá, EUA, Coreia do Sul, Reino Unido e Itália tendo participado em eventos importantes em Frankfurt, Nápoles, Costa Amalfitana, Paris, Brasil e Londres.

Foi pioneira na criação da primeira galeria on-line de arte mobile do mundo – TheAppWhispererPrintSales.com – especializada em impressões para colecionadores de arte de edição limitada, exclusiva e inédita. O seu trabalho jornalístico fotográfico freelance é amplamente reconhecido tendo publicado no Reino Unido e nos EUA: The Times, The Sunday Times, The Guardian, Popular Photography & Imaging, dpreview, NikonPro, Which? e, mais recentemente, para a BBC como colaboradora, colunista da Vogue Itália e editora colaboradora da LensCulture.

A sua fotografia profissional foi amplamente exibida na Europa, incluindo Itália, Portugal e Reino Unido. Está a produzir atualmente livros relacionados com a fotografia mobile.

 

joanne@theappwhisperer.com

https://theappwhisperer.com

 

MÁRIO PIRES

Nasceu em 1960 em Lisboa. Trabalha e vive em Lisboa. Começou a captar a luz em 1984. Acredita que a ferrugem nunca dorme e que devemos continuar a adaptar-nos, a aprender e a evoluir. Acredita no poder salvador da beleza. Acredita que as deusas, musas e ninfas existem para guiar o artista a encontrar uma saída para o caos do seu labirinto interno. Considera que os artistas não devem ser definidos pelas ferramentas que utilizam, mas pelo seu trabalho e pelas suas acções. Acredita que o fogo criativo do artista só se mantém vivo quando ele mergulha sem medo no seu inconsciente. Trabalha em fotografia, IA, vídeo, caligrafia e música.

mariopires.pt

@retorta