© DOROTA KOWALCZYK
2018 EDITION
Júri 2018
Amílcar Correia
Amílcar Correia é editor-executivo do PÚBLICO desde Outubro de 2016. É jornalista desde 1990 e foi subdirector do mesmo jornal. Amílcar Correia fez parte de várias direções editoriais e editor das secções de Sociedade, Local e do caderno semanal Cidades. Em 2011 fundou o P3, site que obteve vários prémios. É licenciado em Ciências da Comunicação. Em 2007 publicou o livro “A balada do Níger — e outras estórias de África”.
Andrea Bigiarini
Andrea Bigiarini vive em Florença, Itália, onde nasceu em 1956. Desde criança desenvolveu um fascínio pela pintura, design gráfico, música e fotografia. Em 2012 acabou por fundar o The New Era Museum, o primeiro museu dedicado à fotografia mobile, como ferramenta de aperfeiçoamento da realidade e de construção de uma nova era. É também fundador e presidente da FIPA – Florence International Photography Awards. O seu último projeto chama-se Impossible Humans. Além disso, Bigiarini é curador em várias fotogalerias como na Impossible Humans e The Most Wanted Visionaries Catalog. https://www.andreabigiarini.com
Cadu Lemos
Cadu Lemos é artista visual e fotógrafo, destacando-se principalmente na área da fotografia com dispositivos móveis. Fundou a mObgraphia Cultura Visual, produtora de eventos de fotografia e video em 2013 e, mais tarde, o Festival e Prémio Latino Americano de Mobgrafia e o mOb Film Festival, ambos relacionados com a fotografia e videos captados e editados em dispositivos móveis, chamada de mobgrafia no Brasil. O fotógrafo publicou dois livros de fotografia, um deles dedicado a Paris e outro sobre a fotografia mobile. Além disso, utiliza ainda a fotografia como forma de integração no seu trabalho enquanto consultor de equipas de alta performance e produtor de eventos culturais.
Gina Costa
Gina Costa é fotógrafa, curadora independente e profissional de museografia. As suas fotografias encontram-se em coleções privadas nos Estados Unidos e na Europa, incluindo o mais antigo e prestigiado arquivo de fotografia, The Alinari Archive, Firenze, Italia. Foi galardoada em 2019 e 2018 com o prémio Julia Margaret Cameron. Costa é licenciada em História da Arte pela Universidade de Chicago. Trabalhou no Metropolitan Museum of Art e no The Art Institute of Chicago; ensinou História da Arte na Universidade de Notre Dame e na Universidade de Rochester, Nova Iorque. Costa escreveu para numerosas publicações, incluindo Art Narratives, Collezione Maramotti e o Catálogo da Fotografia Europa.
Giulia Baita
Giulia Baita vive numa bela ilha no Mediterrâneo chamada Sardenha. Licenciada em História da Arte Contemporânea e é apaixonada por pintura e desenho. É professora de italiano e de História numa Escola de Arte. Participou em diversos concursos e exposições, como o MIRA Mobile Prize, Light Impressions, The Mobile Art Academy, MoMo Festival, International Mobile Film Festival, Women’s Mobile FilmFestival, Los Angels Film Festival. Fundou o MAG MobileArtGroup no Facebook e a página do MAG no Instagram. O MAG pretende estimular e promover a arte mobile como uma nova forma de arte contemporânea. Organizou três exposições com artistas mobile de todo o mundo de forma a promover a arte mobile. Em dezembro de 2018 produziu a sua primeira exposição chamada “Filhos da era digital”. Organizou, também, as exposições “A Beleza do Mito” e “Todas as cores do mundo”.
Joanne Carter
Criado por Joanne Carter, uma jornalista e fotógrafa profissional, o TheAppWhisperer é o mais popular site de fotografia mobile do mundo. Com uma equipa de mais de vinte editores, TheAppWhisperer construiu uma reputação global, reconhecendo e seleccionando o melhor da fotografia mobile. TheAppWhisperer tornou-se a referência para a imprensa de arte, fabricantes, revistas de fotografia e sites especializados. Representa o auge da fotografia e da arte móvel e continua a crescer a uma taxa extraordinária, todos os dias. www.theappwhisperer.com