© DOROTA KOWALCZYK

2022 EDITION

Publicação 2022

Ser Humano

A 13ª edição do MIRA Mobile Prize propôs aos participantes que concorressem com as suas fotografias por seis categorias: Paisagem, Retrato, Minimal, Arquitetura, Vida Quotidiana e Arte Digital.

Recebemos candidaturas de todas as partes do Mundo abordando os temas sob perspetivas muito diferentes. Estamos muito gratos aos membros do júri que tiveram a difícil tarefa de selecionar as melhores fotografias: Andrea Bigiarini (Itália), Giulia Baita (Itália), Gina Costa (EUA), Joanne Carter (Reino Unido) e Manuel Roberto (Portugal)!

Tal como nas anteriores edições, é o humano que perpassa em todas as imagens independentemente da categoria. Essa presença é enfatizada pelos tempos que vivemos: a pandemia trouxe-nos a consciência de que somos todos pertencentes à mesma espécie afetada por um vírus letal. As condições económicas e sociais ditaram diferentes formas de encarar a doença, mas o contágio não distingue corpos.

A guerra que vivemos, aquando desta edição, traz-nos o sofrimento e a dor pela irracionalidade de um combate contra a vida. É o humano que subscreve a guerra e a paz que se deseja. Numa época em que tantas inquietantes questões se colocam, é um privilégio expormos e publicarmos este manifesto de humanidade, de beleza.

Esta edição do MIRA Mobile Prize é dedicada a Jo Sullivan que nos deixou.

MIRA Mobile Prize 2022