17ª Ed. MIRA MOBILE PRIZE
Celebramos a fotografia mobile há quase 10 anos contando com dezenas de milhares de imagens enviadas de todo o mundo. Recebemos na cidade do Porto os vencedores de várias edições e visitantes vindos de diversos países. E, desde sempre, as nossas candidaturas são gratuitas!
Nesta edição, estão presentes as categorias – ARTE DIGITAL, ARQUITETURA, MINIMAL, PAISAGEM, RETRATO E VIDA QUOTIDIANA – a que acrescentamos uma nova categoria: imagens construídas com o recurso à INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Porquê?
A comunidade mobile constituiu-se sempre animada por um espírito de abertura em relação ao novo aceitando o desafio de experimentar. É esse mesmo espírito que nos leva a ousar arriscar o que nos provoca e inquieta: a Inteligência Artificial na fotografia. Fomos também animados pela constatação de que já há muitos membros da comunidade mobile a apresentar excelentes trabalhos com recurso à AI.
Dedicamos esta edição do MMP a Marian Seid Rubin, pioneira da fotografia mobile e um membro ativo e solidário da nossa comunidade!
Winner 2024
Andréa Seligman
Portuguese highest rated
António Tedim
SHORTLIST 2024
BOOK/PUBLICATION
The 13th edition of the MIRA Mobile Prize proposed to participants a photo contest with six categories: digital art, architecture, minimal, landscape, portrait u.S. and everyday life.
© Himanshu Roy
PRÉMIO
uma semana no Porto
6 dias, 5 noites, com alojamento
e com uma viagem de ida e volta de uma capital europeia até à cidade do Porto. A melhor classificação portuguesa ganha uma viagem aos Picos da Europa. Se o/a vencedor/a for português poderá optar por uma estadia de 5 noites e 6 dias na Companhia das Culturas, em Castro Marim, Algarve.
JÚRI
O Prémio do MIRA Mobile Prize é atribuído por um júri constituído por cinco personalidades de várias
nacionalidades e de reconhecido mérito na fotografia em geral e na fotografia mobile em particular.
ANDREA BIGIARINI
Andrea Bigiarini vive em Florença, Itália, onde nasceu em 1956. Desde criança desenvolveu um fascínio pela pintura, design gráfico, música e fotografia.
Em 2012, fundou o “The New Era Museum”, o primeiro museu dedicado à fotografia mobile como ferramenta de aperfeiçoamento da realidade e de construção de uma nova era.
É também fundador e presidente da FIPA – Florence InternationalPhotographyAwards. O seu último projeto chama-se ImpossibleHumans. Além disso, Bigiarini é curador em várias fotogalerias como na ImpossibleHumans e TheMostWantedVisionariesCatalog. Organizou, em edifícios icónicos de Florença e Roma, experiências expositivas imersivas contando com a performance musical de Marco Testoni.
INAUGURAÇÃO
Edições
anteriores
O MIRA Mobile Prize tem uma adesão surpreendente. Nas últimas edições, foram mais de 65.000 candidaturas vindas de todos os cantos do mundo. A qualidade do júri e das imagens selecionadas elevaram a iniciativa aos melhores prémios internacionais de fotografia mobile. A divulgação nos media foi intensa.