Adelino Marques

Adelino Marques

Eleni Gemeni

Eleni Gemeni

António Fonseca

António Fonseca

Cristina Osório

Cristina Osório

Mal McCann

Mal McCann

MIRA Mobile Prize

17ª Ed. MIRA MOBILE PRIZE

Celebramos a fotografia mobile há quase 10 anos contando com dezenas de milhares de imagens enviadas de todo o mundo. Recebemos na cidade do Porto os vencedores de várias edições e visitantes vindos de diversos países. E, desde sempre, as nossas candidaturas são gratuitas!

Nesta edição, estão presentes as categorias – ARTE DIGITAL, ARQUITETURA, MINIMAL, PAISAGEM, RETRATO E VIDA QUOTIDIANA – a que acrescentamos uma nova categoria: imagens construídas com o recurso à INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Porquê?

A comunidade mobile constituiu-se sempre animada por um espírito de abertura em relação ao novo aceitando o desafio de experimentar. É esse mesmo espírito que nos leva a ousar arriscar o que nos provoca e inquieta: a Inteligência Artificial na fotografia. Fomos também animados pela constatação de que já há muitos membros da comunidade mobile a apresentar excelentes trabalhos com recurso à AI.

Dedicamos esta edição do MMP a Marian Seid Rubin, pioneira da fotografia mobile e um membro ativo e solidário da nossa comunidade!

Winner 2024

Andréa Seligman

Portuguese highest rated

António Tedim

BOOK/PUBLICATION

The 13th edition of the MIRA Mobile Prize proposed to participants a photo contest with six categories: digital art, architecture, minimal, landscape, portrait u.S. and everyday life.

© Himanshu Roy

PRÉMIO

uma semana no Porto

6 dias, 5 noites, com alojamento

e com uma viagem de ida e volta de uma capital europeia até à cidade do Porto. A melhor classificação portuguesa ganha uma viagem aos Picos da Europa. Se o/a vencedor/a for português poderá optar por uma estadia de 5 noites e 6 dias na Companhia das Culturas, em Castro Marim, Algarve.

JÚRI

O Prémio do MIRA Mobile Prize é atribuído por um júri constituído por cinco personalidades de várias
nacionalidades e de reconhecido mérito na fotografia em geral e na fotografia mobile em particular.

MÁRIO PIRES

Nasceu em 1960 em Lisboa. Trabalha e vive em Lisboa. Começou a captar a luz em 1984. Acredita que a ferrugem nunca dorme e que devemos continuar a adaptar-nos, a aprender e a evoluir. Acredita no poder salvador da beleza. Acredita que as deusas, musas e ninfas existem para guiar o artista a encontrar uma saída para o caos do seu labirinto interno. Considera que os artistas não devem ser definidos pelas ferramentas que utilizam, mas pelo seu trabalho e pelas suas acções. Acredita que o fogo criativo do artista só se mantém vivo quando ele mergulha sem medo no seu inconsciente. Trabalha em fotografia, IA, vídeo, caligrafia e música.

mariopires.pt

@retorta

INAUGURAÇÃO

No sábado, 4 de maio, decorreu a inauguração da exposição da 17ª edição do MIRA Mobile Prize, no MIRA | artes performativas.
Contámos com a presença da vencedora Andrea Seligman, do português mais bem classificado – António Tedim, do elemento do jurí – Mario Pires entre outros fotógrafos e fotografas cujas fotografias constam na shortlist.
Exposição patente de 4 de maio a 8 de junho de 2024

Edições
anteriores

O MIRA Mobile Prize tem uma adesão surpreendente. Nas últimas edições, foram mais de 65.000 candidaturas vindas de todos os cantos do mundo. A qualidade do júri e das imagens selecionadas elevaram a iniciativa aos melhores prémios internacionais de fotografia mobile. A divulgação nos media foi intensa.

Este ano será melhor!