© DOROTA KOWALCZYK
2021 EDITION
Júri 2021
Andrea Bigiarini
Andrea Bigiarini vive em Florença, Itália, onde nasceu em 1956. Desde criança desenvolveu um fascínio pela pintura, design gráfico, música e fotografia. Em 2012 acabou por fundar o The New Era Museum, o primeiro museu dedicado à fotografia mobile, como ferramenta de aperfeiçoamento da realidade e de construção de uma nova era. É também fundador e presidente da FIPA – Florence International Photography Awards. O seu último projeto chama-se Impossible Humans. Além disso, Bigiarini é curador em várias fotogalerias como na Impossible Humans e The Most Wanted Visionaries Catalog. https://www.andreabigiarini.com
Daniel Berman
Daniel Berman é um cineasta, produtor / diretor de televisão e fotógrafo perto de Toronto, Canadá. Desde 1995 Berman produziu / dirigiu mais de 300 horas galardoadas de documentário e programas musicais televisivos, consumidos em dezenas de países à volta do mundo. É também o fundador do Mobile Photography Awards, o maior concurso e exposição intenerante do mundo para fotografia e arte mobile. Está intimamente ligado ao surgimento da fotografia mobile, desde a sua concepção. Produziu cerca de 30 exposições desde Nova York, Los Angeles e São Francisco, a Milão, Chipre e Toronto. Deu várias conferências sobre a criatividade dos dispositivos móveis desde a Feira de Belas Artes de São Francisco, até à revolucionária conferência RTE 2015 (Irlanda) sobre o aparecimento do jornalismo mobile.
Gina Costa
Gina Costa é fotógrafa, curadora independente e profissional de museografia. As suas fotografias encontram-se em coleções privadas nos Estados Unidos e na Europa, incluindo o mais antigo e prestigiado arquivo de fotografia, The Alinari Archive, Firenze, Italia. Foi galardoada em 2019 e 2018 com o prémio Julia Margaret Cameron. Costa é licenciada em História da Arte pela Universidade de Chicago. Trabalhou no Metropolitan Museum of Art e no The Art Institute of Chicago; ensinou História da Arte na Universidade de Notre Dame e na Universidade de Rochester, Nova Iorque. Costa escreveu para numerosas publicações, incluindo Art Narratives, Collezione Maramotti e o Catálogo da Fotografia Europa.
Giulia Baita
Giulia Baita vive numa bela ilha no Mediterrâneo chamada Sardenha. Licenciada em História da Arte Contemporânea e é apaixonada por pintura e desenho. É professora de italiano e de História numa Escola de Arte. Participou em diversos concursos e exposições, como o MIRA Mobile Prize, Light Impressions, The Mobile Art Academy, MoMo Festival, International Mobile Film Festival, Women’s Mobile FilmFestival, Los Angels Film Festival. Fundou o MAG MobileArtGroup no Facebook e a página do MAG no Instagram. O MAG pretende estimular e promover a arte mobile como uma nova forma de arte contemporânea. Organizou três exposições com artistas mobile de todo o mundo de forma a promover a arte mobile. Em dezembro de 2018 produziu a sua primeira exposição chamada “Filhos da era digital”. Organizou, também, as exposições “A Beleza do Mito” e “Todas as cores do mundo”.
Joanne Carter
Criado por Joanne Carter, uma jornalista e fotógrafa profissional, o TheAppWhisperer é o mais popular site de fotografia mobile do mundo. Com uma equipa de mais de vinte editores, TheAppWhisperer construiu uma reputação global, reconhecendo e seleccionando o melhor da fotografia mobile. TheAppWhisperer tornou-se a referência para a imprensa de arte, fabricantes, revistas de fotografia e sites especializados. Representa o auge da fotografia e da arte móvel e continua a crescer a uma taxa extraordinária, todos os dias. www.theappwhisperer.com
Luís Octávio Costa
Luís Octávio Costa tem 44 anos e estudou Linguística em Lisboa e licenciou-se em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estagiou no jornal Público, onde ainda trabalha. Cobriu múltiplas competições desportivas do mundo até 2010. A partir daí dedicou-se a um novo projecto e ajudou a fundar o P3, site que editou até Agosto de 2017. Pelo meio, criou a conta de Instagram do P3 (actualmente com 93k seguidores), uma referência no Instagram em Portugal. Actualmente explora o mundo ao serviço da Fugas, suplemento do jornal Público. Dentro do Instagram, onde vive desde 2011, assina @kitato e gosta de virar o mundo do avesso — ou será que o mundo já é mesmo assim? Já foi sugerido e destacado pelo Instagram e em Abril de 2015 foi escolhido pelo Huffington Post como um dos dez mais criativos instagramers do mundo. Viaja cada vez mais — e cada vez mais longe.