AS GALERIAS

UM POUCO DE HISTÓRIA

Na zona mais deprimida da cidade do Porto, Campanhã, nasceram duas galerias que têm a fotografia como protagonista principal e que ocupam dois dos onze armazéns na Rua de Miraflor. A consulta dos arquivos localiza a sua construção entre 1908 e 1917 que serviam o comércio feito através da estação de Campanhã. O armazenamento de vinho, o fabrico de redes de pesca, material de escritório e outros conheceram a decadência provocada por novas rotas e novos meios de transporte.

Grande parte dos armazéns abandonados há décadas pareciam condenados à derrocada. Foi a sua dimensão (cerca de 200 metros quadrados), a sua altura, as paredes em granito e as portas majestosas que levaram os fotógrafos Manuela Matos Monteiro e João Lafuente a adquirir dois armazéns que são hoje duas galerias: Espaço MIRA e o MIRA FORUM. Uma das preocupações foi recuperar os dois lugares respeitando a sua traça e materiais de origem sendo hoje considerados exemplos de uma reabilitação bem conseguida. A iniciativa dos dois fotógrafos contaminou outras vontades e, neste momento, os onze armazéns estão ocupados na sua maioria a pessoas relacionadas com as artes.

MIRA FORUM

O MIRA FORUM é o segundo armazém da rua de Miraflor com o número 155. É um lugar interdisciplinar que, pela grande diversidade de oferta, tem vindo a assumir o corpo de um centro cultural em Campanhã. Exposições, apresentações e lançamentos de livros, conferências, debates e tertúlias, percursos e serões fotográficos, concertos, peças de teatro ou espetáculos de dança, são algumas das actividades que sublinham a galeria.

Rua Miraflor, nº 155, 4300 – 334, Porto – Portugal
(+351) 929 145 191 / (+351) 929 113 431
miraforum@espacomira.net
Terça-feira – Sábado 15:00 – 19:00

MIRA FORUM EM NÚMEROS

0
EXPOSIÇÕES
0
CONVERSAS
0
LANÇAMENTOS DE LIVROS
0
CONCERTOS

Espaço MIRA

O Espaço MIRA, que ocupa o número 159 da rua de Miraflor, é uma galeria fundamentalmente ligada à fotografia e à sua relação com outras artes e saberes. É com a direcção artística de José Maia que se está a desenvolver um programa de exposições em que se procura «pensar o campo expandido da fotografia», isto é, reflectir a fotografia nas suas múltiplas vertentes. Conferências, ciclos de cinema e de performances e mostra de livros de artistas ajudam a uma reflexão crítica sobre o lugar e o papel da fotografia inscrita na cidade e no mundo de hoje. As residências artísticas são também uma componente importante na intervenção do MIRA.

A galeria procura sempre estabelecer relações próximas com a comunidade e as suas instituições. A diversidade das propostas e expressões artísticas, a presença de obras de artistas de diferentes gerações tem sido uma das características da intervenção do Espaço MIRA.

Rua Miraflor, nº 159, 4300 – 334, Porto – Portugal
(+351) 929 145 191 / (+351) 929 113 431
contacto@espacomira.net
Terça-feira – Sábado 15:00 – 19:00

ESPAÇO MIRA EM NÚMEROS

0
EXPOSIÇÕES
0
CONVERSAS
0
PERFORMANCES
0
SESSÕES DE CINEMA

AS GALERIAS EM NÚMEROS

0
EXPOSIÇÕES
0
CONVERSAS
0
PERFORMANCES
0
APRESENTAÇÕES DE LIVROS
0
SESSÕES DE CINEMA
0
CONCERTOS
0
APRESENTAÇÕES DRAMÁTICAS
0
WORKSHOPS